Siga o Desprovidos!

sábado, 29 de março de 2014

Rui Barbosa vence São Domingos e sai na frente nas quartas-de-final

Olá.

Na tarde deste sábado (29), encarei o calor de 36º que fazia arder a cabeça dos sul-catarinenses e me encaminhei até Smoke Hill Morro da Fumaça para presenciar mais uma peleja pela Copa Sul dos Campeões. Em partida válida pelas quartas-de-final do certame, o Rui Barbosa recebeu o São Domingos, de Armazém, no - homônimo - Estádio Rui Barbosa.

A panorâmica teve que ser tirada de dentro do campo devido à ausência de arquibancadas. Acontece. (Foto: Matheus Pereira)
O Rui Barbosa, visto como um dos favoritos a vencer a competição - a equipe já levantou o caneco uma vez inclusive, em 2011 -, eliminou o Água Verde na primeira fase. Enquanto o São Domingos, conhecido por ter uma torcida apaixonada, despachou o União, de Imbituba.

Consegui, pela primeira vez no blog, as fotos oficiais das equipes postadas. Vou tentar batê-las em todas as partidas. Seguem abaixo:

S.E.R. Rui Barbosa, de Morro da Fumaça (Foto: Matheus Pereira)
E.C. São Domingos, de Armazém (Foto: Matheus Pereira)
Árbitro Valério Ferreira de Paula e os capitães das equipes (Foto: Matheus Pereira)

O jogo começou a mil. Logo aos cinco minutos, o Rui Barbosa pulou na frente do marcador. O atacante Borrachinha, destaque da equipe, aproveitou longo lançamento e encobriu o goleiro adversário, abrindo a contagem com um belo gol. Apesar de estar melhor em campo, o Rui viu o empate sair aos 17. Cobrando falta, Juninho Humaitá deixou tudo igual.

Jogadores comemoram o gol de empate do São Domingos... (Foto: Matheus Pereira)
...que durou pouco. Do outro lado, a comemoração do Rui pelo 2 a 1 (Foto: Matheus Pereira)

Três minutos mais tarde, porém, Maicon Ermo acertou um BALAÇO no ângulo, uma pintura: 2 a 1. E logo na saída de bola do São Domingos, o Rui recuperou, foi para o ataque e teve um pênalti - duvidoso, na minha opinião - ao seu favor. Borrachinha converteu. 3 a 1 e o resultado tava feito com 23 minutos de partida.

Bola nas redes em penalidade cobrada pelo atacante do Rui Barbosa (Foto: Matheus Pereira)

O calor apertou, a parada técnica ocorreu, e o jogo - rivalizando com o clima - esfriou. Desorganizado, o São Domingos oferecia pouco perigo à meta de Júlio César. O Rui Barbosa, por sua vez, só administrava o resultado. E assim foi para o resto do primeiro tempo.

Zagueiro Dodi corta de cabeça em lance de rara plasticidade (Foto: Matheus Pereira)
Papagaio, camisa 11 do SD, preparado para cobrança de falta (Foto: Matheus Pereira)

No segundo tempo, o jogo foi outro. O Rui até tentou manter a regularidade da etapa inicial e comandar o jogo, mas não durou muito. Logo, o São Domingos tomou as rédeas da partida, principalmente com a entrada de Maicon Laguna, um de seus principais jogadores, que por motivos OBSCUROS que NÃO CABEM a este blogueiro julgar, começou a partida sentado no banco.

Douglas puxando ataque pela esquerda (Foto: Matheus Pereira)
E tendo sua camisa puxada também (Foto: Matheus Pereira)

Depois que o cidadão entrou, até bola na trave ele meteu. Mas o dia não era mesmo da equipe de Armazém. Apesar da quantidade HONROSA de torcedores presentes, mesmo fora de casa, a rede não balançava de jeito nenhum.

O jogo encerrou-se assim, então: Rui Barbosa 3x1 São Domingos. No jogo de volta, semana que vem, em Armazém, a equipe da casa precisa reverter o saldo de 2 gols para levar aos pênaltis. Para a classificação direta, é necessária a vantagem de três ou mais gols.

Detalhe da bela bandeirinha de escanteio do estádio Rui Barbosa, com o escudo da equipe (Foto: Matheus Pereira)

Finalizada a partida, rumei de volta ao QG, pensando na rodada de volta das quartas-de-final. Aguarde pelos nossos próximos encontros aqui no Desprovidos.

Abraço, até mais.

domingo, 23 de março de 2014

Em partida emocionante, Cocal do Sul se classifica nos pênaltis

Buenas.

Na tarde do domingo (23), ultrapassei os limites municipais e fui, com o primeiro (de muitos, espero) parceiro deste blog, o Giovaneparar em Cocal do Sul, mais precisamente no bairro residencial de Monte Carlos, onde o palco da peleja do dia era o Estádio Walmor Mário Guollo. O confronto era entre Cocal do Sul e Turvo, válido pela primeira fase da Copa Sul dos Campeões - partida de volta.

A panôramica - nem tão bem batida, confesso, por esquecimento - (Foto: Matheus Pereira)
Na partida de ida, a equipe turvense havia sido derrotada em seu próprio domínio pelo placar de 2 a 0. E na casa do Cocal, o resultado lógico seria uma nova derrota. Ainda somando-se ao fato de que o time trouxe doze jogadores à partida, os onze titulares e um goleiro reserva. Sim, isso mesmo, não havia nenhum jogador de linha no banco. Bizarro!

Acabei esquecendo de bater a foto panorâmica e a fiz na corrida, então peço perdão desde já pela má qualidade da mesma. O erro não se repetirá.

O árbitro Carlos Alberto Correa autoriza e o Cocal mexe na bola (Foto: Matheus Pereira)
Precisando do resultado, o Turvo foi para cima, enquanto o time da casa cozinhava a equipe visitante em água morna. Os praticamente 100 torcedores presentes nas belas arquibancadas do estádio contavam com a classificação quando, aos 15 minutos, o árbitro anotou uma penalidade para o Turvo. O volante Ricardo Carlessi converteu e fez um a zero.

Detalhe da bola na rede após cobrança de pênalti convertida pelo Turvo (Foto: Matheus Pereira)
Embalados pela vantagem no placar, os turvenses foram pra cima e acabaram sendo PREMIADOS. Em uma falta próxima à grande área, novamente o barbudão Ricardo Carlessi colocou a pelota no fundo das redes, fazendo 2 a 0 e igualando o marcador geral.

Momento da falta marcada a favor do Turvo... (Foto: Matheus Pereira)
...e a comemoração dos jogadores após a pelota morrer no fundo das redes (Foto: Matheus Pereira)
Fora da zona de conforto, o Cocal do Sul foi pra cima dos visitantes, conseguindo até criar um padrão de jogo, mas o primeiro tempo encerrou-se no mesmo placar - a equipe sem reservas e com um jogador de 16 ANOS atuando de titular vencia a partida.

O excêntrico e enfurecido treinador do Cocal (Foto: Matheus Pereira)
Aí na etapa final o Cocal voltou VOANDO. Pressionou, finalizou, correu, e até acertou bola no travessão. Mas a danada da rede não estava com vontade de voltar a balançar. Foi um festival de gols perdidos e até mesmo de jogadas ríspidas, principalmente nos contra-ataques turvenses puxados por Bolinho e Gabriel Zaccaron.

As duas faces da etapa final: uma de várias jogadas de ataque do Cocal... (Foto: Matheus Pereira)
...e uma de várias jogadas ríspidas, ocasionando cartão amarelo para o atleta do Turvo (Foto: Matheus Pereira)
Mas, com 90 minutos finalizados, a partida terminou mesmo desse jeito: Cocal do Sul 0x2 Turvo. Iríamos para a cobrança das penalidades, também conhecidas como O CASTIGO MÁXIMO do futebol.

Nas cinco primeiras cobranças de cada lado, todas foram convertidas. Em suma maioria, com seus respectivos batedores caprichando na hora da finalização. Aí chegaram as alternadas...

...e brilhou a estrela do goleiro do Cocal, Rafael... (Foto: Matheus Pereira)

...facilitando a vida do seu companheiro de equipe, que converteu e classificou a equipe da casa (Foto: Matheus Pereira)
Apesar da derrota no tempo normal, porém, nos pênaltis deu Cocal do Sul 6x5 Turvo. Os turvenses dão adeus à disputa e focam no regional da LAVM (Liga Atlética do Vale do Mampituba), a ser disputado posteriormente. Já o BOCA JUNIORS SUL-CATARINENSE se classificou e enfrenta o Palmeiras, de Tubarão, nas quartas-de-final.

Comemoração da equipe da casa, com destaque para o dirigente da equipe, AGARRADO no goleiro-herói Rafael (Foto: Matheus Pereira)
Dado o fim da partida, peguei o bus no centro da sempre bonitinha cidade de Cocal do Sul e rumei à Criciúma de volta, já pensando no jogo que estarei na próxima semana. Até lá, com nova cobertura especial aqui no Desprovidos.

Abraços!

sábado, 15 de março de 2014

Na abertura da Copa Sul, Mãe Luzia vence Caravaggio

Olá.

Neste sábado (15), rumei até o bairro Metropolitana, em Criciúma, onde o palco da partida era o Estádio João Estevão de Souza, lar do saudoso Metropol - que é considerado um dos maiores clubes de Santa Catarina na história -. Mas a equipe não estava envolvida na peleja: Mãe Luzia e Caravaggio duelavam em partida válida pela rodada de ida da primeira fase da Copa Sul dos Campeões.

A panorâmica pós-jogo deste sábado (Foto: Matheus Pereira)

A Copa Sul dos Campeões é a "Libertadores do amador do sul catarinense". Reúne as equipes melhores colocadas de diversas ligas da região que vai de Imbituba até Passo de Torres (189 km de distância). E o confronto deste sábado reunia o atual campeão Catarinense Não-Profissional (Caravaggio, de Nova Veneza) e o atual vice-campeão Sul-Brasileiro de Amadores (Mãe Luzia, de Criciúma).

As duas equipes são vistas como favoritas à conquista da Copa e já se enfrentaram na primeira fase, abrindo a competição. O sistema de disputa é mata-mata básico de tiro curto (16 equipes), sem gols fora de casa.

Equipes a postos para o início da partida; houve um minuto de silêncio em homenagem ao goleiro Rubão, ídolo do Metropol, que faleceu nesta sexta-feira (Foto: Matheus Pereira)

O clima era o tradicional céu inconstante de Criciúma: sol, chuva e nublado em menos de 20 minutos. Em campo, para cerca de 130 torcedores (a maioria da equipe visitante), o jogo começou chato e equilibrado. Havia muito respeito mútuo em campo e os times não exerciam um bom futebol.

Zagueirão do Mãe Luzia cabeceando contra a própria honra (Foto: Matheus Pereira)

Depois da FAMIGERADA parada técnica, porém, as equipes pareciam ter se empolgado. O Caravaggio tinha mais volume de jogo, mas o Mãe Luzia apostava nos contra-ataques para se dar bem. No fim do primeiro tempo, nem um nem outro: um 0 a 0 MEQUETREFE, como diria um radialista da cidade.

Dudu, camisa 10 do Caravaggio, lidera jogada de ataque (Foto: Matheus Pereira)
Um dos seis ou sete amarelos na partida (Foto: Matheus Pereira)

O intervalo veio, o sol sumiu e as nuvens do começo da partida voltaram. A partida ficou mais pegada, saindo vários amarelos. O CARAVA era melhor em campo, e perdia chance atrás de chance. Numa delas, o atacante Kanu deixou o companheiro Dudu na cara do gol e ele chutou a bola em algum lugar que pode ser na varanda de uma das casas atrás do campo.

Quem não faz, leva, já diria AQUELE ditado. E aos 27 minutos, em uma jogada de CRAQUES HISTÓRICOS, saiu o primeiro gol. Ronaldinho deu belo passe para ROMENNING e o mesmo driblou o goleiro Pedro Paulo, ex-Criciúma, e completou para as redes, fazendo 1 a 0 Mãe Luzia.

Tiro-de-meta a favor do Mãe Luzia cobrado pelo goleiro Tiago Jung (Foto: Matheus Pereira)
O trombador Kanu tenta pelo alto... (Foto: Matheus Pereira)
...já por baixo, Ramon (19) é quem tenta levar o Caravaggio ao empate (Foto: Matheus Pereira)
Com a desvantagem no marcador apesar de estar melhor em campo, o Caravaggio se desesperou e foi pra frente. Um zagueiro da equipe perdeu cabeçada à queima-roupa aos 43, jogando nos braços do goleiro a chance do empate.

Então Pedro Paulo, goleiro do Caravaggio, aos 48 minutos, se viu ABANDONADO pela sua zaga, frente a frente com dois adversários. Qual a decisão que ele tomou? Oras, a mais ÓBVIA, tentar sair driblando! Mas um atento Biá estava lá para roubar a bola do arqueiro e chutar de longe para o fundo das redes, liquidando a fatura: Mãe Luzia 2x0 Caravaggio.

Biá (13) comemora com seu companheiro o gol da vitória do Mãe Luzia (Foto: Matheus Pereira)

O gordinho José Nazareno apontou o centro de campo e o fim de jogo esteve decretado. Agora, o Caravaggio precisa vencer por três gols de diferença na partida de volta para se classificar às quartas-de-final. Peguei o bus rumando ao QG e já fui me preparar para a próxima jornada do Desprovidos de Fama. Aguardem novidades.

Até a próxima!



domingo, 9 de março de 2014

Criciúma perde para o Corinthians na Copa do Brasil sub-17

Fala!

Neste sábado (08), para marcar a estreia deste blog, ANDEI até o conhecidíssimo Estádio Heriberto Hülse pra acompanhar a peleja entre Criciúma e Corinthians, válida pela primeira partida da primeira fase da Copa do Brasil sub-17. Duas equipes conhecidas por terem bases fortes, Tigre e Timão fizeram um bom jogo, e, por se tratar de uma competição nacional, fiquei apenas nas arquibancadas dessa vez.

A panorâmica do Heriberto Hülse nessa noite de sábado (Foto: Matheus Pereira)

As duas equipes já haviam se enfrentado na Copa Santiago, em janeiro, e a partida havia ficado no 0 a 0. Parece que reservaram todos os gols para este confronto da Copa do Brasil, porque as redes balançaram nada menos que cinco vezes.

A entrada para o confronto foi solidária: bastava levar um litro de leite ou um quilo de alimento não-perecível que o ingresso estava garantido. As arrecadações seriam doadas a três instituições de caridade da região. Essa não é a primeira vez que o Criciúma faz tal tipo de ação, e seria muito bacana se elas fossem mais frequentes pelo Brasil, visto que um clube de futebol também tem seu papel social. Enfim, vamos para o jogo.

Equipes perfiladas para o hino nacional e de Santa Catarina (Foto: Matheus Pereira)

Sob um clima ameno de 17ºC e uns 400 torcedores nas arquibancadas, o Criciúma não conseguiu se impôr diante do Corinthians, que mostrava ter mais time. Tanto é que o primeiro gol do Timão saiu já aos 16 minutos, com Malcolm Felipe.

A desvantagem no marcador pareceu ter acordado o Tigre, que passou a pressionar os visitantes e chegou ao empate aos 39 minutos, com Luiz Eduardo. Quatro minutos mais tarde, Eduardo fez um belo gol, de fora da área, e anotou a virada: 2 a 1.

MUVUCA na área corintiana (Foto: Matheus Pereira)
Treinador Geraldo Spricigo (Criciúma) ordena seus comandados (Foto: Matheus Pereira)

Mas quem voltou melhor para o segundo tempo foi o Corinthians. Melhor não, VOANDO. E logo aos cinco minutos, Igor carimbou as redes e deixou tudo igual em 2 a 2. Enquanto o Tigre tentava buscar o ataque em jogadas isoladas de pouca inspiração, o Timão ia cozinhando o time da casa.

Bola nas redes, para desespero do arqueiro do Criciúma (Foto: Matheus Pereira)
Igor comemora o gol que deixou o placar empatado (Foto: Matheus Pereira)

Botando suas garras de fora, o Tigre acertou o travessão aos 22 minutos. Mas quem selou o placar foram mesmo os visitantes, novamente com Igor, que recebeu lançamento e colocou a bola no fundo das redes, garantindo a segunda virada da partida no Heriberto Hülse.

Lance de ataque do Corinthians (Foto: Matheus Pereira)

O Criciúma bem que tentou um novo empate, mas, no último lance da partida, o lateral Marlon jogou nas arquibancadas o que seria a chance da redenção. Ainda teve um garoto do Tigre saindo lesionado AOS PRANTOS, e essa é uma cena nunca legal de se ver. Enfim, quando o árbitro soprou o apito pela última vez, o placar apontava Criciúma 2x3 Corinthians. O time de São Paulo vai com vantagem para a volta, que vai ser disputada em - sabe-se lá o motivo - Limeira, na terça-feira.

Jogador do Tigre sai lesionado (Foto: Matheus Pereira)

Dado o final da partida, voltei ao meu QG sabendo que esse foi o primeiro de muitos compromissos meus com o Desprovidos de Fama FC. Aguardem na semana que vem, que outros rumos futebolísticos serão explorados.

Hasta!


sexta-feira, 7 de março de 2014

Apresentação

O Desprovidos de Fama FC nada mais é que um site criado com a intenção de noticiar partidas que estão longe dos holofotes da mídia, tais como campeonatos amadores e campeonatos de base. Eu, Matheus Pereira, contarei minhas peripécias por aí em busca de jogos que estão desprovidos de fama. Por vezes acompanhado de alguns amigos, ou outras sozinho, sempre buscarei estar presente nos estádios de Santa Catarina. Por enquanto, o foco é só no sul do estado, onde resido.

Inspirado pelo Jogos Perdidos.

Todos prontos? Em breve, a melhor cobertura de partidas não-profissionais in loco do estado.

Matheus.